Início » Conhecimento » Informes » 5ª Rodada de Discussões da Comissão de Infraestrut...

5ª Rodada de Discussões da Comissão de Infraestrutura CCFB

05 de dezembro de 2017

Alternativas e Desafios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura. Luis Gustavo Miranda, sócio do RV&LC e coordenador da Comissão de Infraestrutura, participará da 5ª Rodada de Discussões da Comissão de Infraestrutura da Câmara de Comércio França Brasil.

O evento contará com a presença de Adriano Pinho, CEO da BH Airport, e Gustavo Xavier Barreto, relações institucionais da CCR. Logo depois, haverá um almoço de confraternização.

Data: 13/12/17

Horário: 9 horas

Local: Sala F do Edifico Albano Franco, da FIEMG, 1º andar

Inscrições com Ângela Nogueira: secretariamg@ccfb.com.br

Com as mudanças ocorridas nos últimos anos no mercado de infraestrutura, a Comissão de Infraestrutura orientou a suas discussões para temas sobre novos caminhos, oportunidades existentes e desafios que precisam ser enfrentados (e como podem ser enfrentados por todos os envolvidos) na área de infraestrutura, unindo as visões do mercado, do Estado e da academia.

Os trabalhos foram inaugurados no início de 2017 com a participação da Comissão no Projeto Forte, uma iniciativa do SISTEMA FIEMG, recebendo o sr. Marcelo Allain, Secretário Nacional do Programa de Parcerias em Infraestrutura – PPI, que apresentou o planejamento do Governo Federal.

Em razão do interesse dos participantes, formou-se um grupo de trabalho, sob a coordenação de Luis Gustavo Miranda, sócio do RVLC. Nesta oportunidade, Luis Gustavo apresentou o status de projetos federais, estaduais e municipais, em diferentes áreas de infraestrutura em 2017, questões relacionadas com o financiamento de projetos, e foi lançada a iniciativa das rodadas de reuniões sobre oportunidades e desafios na área de infraestrutura, sob a visão do Estado, da academia e do mercado.

Na 1ª Rodada de discussões, Rodrigo Gaiga, CEO da GPA Gestores Prisionais Associados, apresentou o caso do Complexo Penitenciário Parceria Público-Privada em Minas Gerais, primeira iniciativa de PPP no prisional brasileiro.

A 2ª Rodada contou com Jorge Leonardo Oliveira que  apresentou a visão do BDMG – Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais em matéria de desenvolvimento, financiamento, garantias e a agenda de projetos prioritários no Estado de Minas Gerais.

Na 3ª Rodada, Luciana Lott e Maria Aparecida Aiko, apresentaram painéis, respectivamente, sobre a visão, a experiências e os desafios do setor de infraestrutura, sob a perspectiva da Administração Pública e do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

A 4ª Rodada contou com a apresentação de Grace Garbaccio e Lyssandro Norton Siqueira que abordaram a gestão estratégica de sustentabilidade nos projetos de energias renováveis.

A 5ª Rodada será a reunião de encerramento dos trabalhos de 2017 e contará com a presença de representantes da CCR e da BH Airport.