Energia Elétrica: Desafios da Regulação e da Expansão do Setor e as Oportunidades de Negócios

09 mar 2012

Comitê Financeiro e Econômico

Palestra ministrada por Maria João C. P. Rolim, professora do curso de Regulação da Energia Elétrica da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), e sócia do escritório Rolim Viotti & Leite Campos Advogados; e por Dilcemar P. Mendes, atuante nas atividades de Regulação e Comercialização de Energia Elétrica na Alupar.

Maria João C. Pereira Rolim, doutoranda em Direito da Energia pelo Centre for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy da Universidade de Dundee, Escócia; Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais e LLM pela London School of Economics, com concentração em regulação do mercado europeu de energia; graduada em Direito e Economia.

Dilcemar de Paiva Mendes é engenheiro eletricista pela UFRJ, onde também obteve seu título de M.Sc; PhD pela University of Manchester Institute of Science and Technology, Inglaterra; participação no Programa Executivo para Diretores pela Fundação Dom Cabral e no curso Risk Management in Energy Markets: Optimal Use of Financial Products; University Enterprise Training Partnership na Universidade de Sorbonne, Paris; Professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, Superintendente de Estudos do Mercado da ANEEL, Diretor de Regulação da Geração e Comercialização das empresas AES do Brasil e membro do Conselho de Administração da APINE.

Moderação por Frederico Araújo Turolla, economista com doutorado e mestrado pela Fundação Getúlio Vargas, além de Professor do Mestrado em Gestão Internacional da ESPM e dos cursos de Master/MBA da Fundação Getúlio Vargas; foi economista junto ao grupo de Global Financial Markets / Global Treasury Research do Banco WestLB, no Brasil; é sócio da empresa Pezco Pesquisa e Consultoria Ltda.

Sinopse:

Maria João C. P. Rolim apresentará o panorama mundial e tendências dos aspectos regulatórios do setor de energia e em particular do setor elétrico. Quais as tendências e desafios de se estabelecer um marco regulatório eficaz, capaz de assegurar a necessária expansão da oferta energética de modo compatível com a agenda de sustentabilidade. Como o Brasil se insere nesse panorama e quais os desafios para a expansão futura.

Dilcemar P. Mendes apresentará os pontos fundamentais do modelo do setor elétrico, com ênfase nas questões associadas ao planejamento da expansão de geração, incluindo os leilões de compra e venda de energia. Também serão abordados aspectos relativos à financiabilidade do setor e à atratividade do ponto de vista dos empreendedores em novas usinas considerando, entre outros aspectos, alguns riscos do negócio de geração de energia elétrica no Brasil.

Data: 09 de março de 2012, sexta-feira

Horário: das 08h30 às 10h00

Local: SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço- Brasileira (Acesso pela Rua Bento Branco de Andrade Filho, 488 – Sala Lazer)

Inscrições: até 08.03
Tel +55 11 5683 7447 | Fax +55 11 5641 3306
marketing@swisscam.com.br

Investimento: Gratuito para associados SWISSCAM / Não associados R$ 50,00

Estacionamento no MultiPark (acesso pela Rua Bento Branco de Andrade Filho, 477), em frente ao prédio.
Preço: R$ 12,00 (valor com desconto). Solicite o carimbo na SWISSCAM.

47 queries em 0,204 segundos.